domingo, 12 de julho de 2015

ESP8266 IoT-6

Ferramentas de Desenvolvimento e programação !

Voce tem duas escolhas ao trabalhar com o ESP8266 que é a de utilizar um firmware já pronto e desenvolver sua aplicação com base em um firmware escolhido de acordo com sua necessidade e se adaptar ao mesmo ou se aventurar em alterar o firmware exatamente como você precisa.
Essa característica é sensacional para desenvolvedores pois permite "criar um novo firmware" de acordo com sua necessidade.
Para isso você vai precisar de um conjunto de ferramentas e software a qual é conhecida como "ambiente de desenvolvimento" o qual é um conjunto de softwares usados para desenvolver o firmware ou alterar de acordo com a necessidade de cada um.
Uma das vantagens em "personalizar" ou "desenvolver seu próprio firmware" esta no quesito de proteger o seu produto comercialmente e obviamente implementar características que o firmware original não possui.
Os Firmwares básicos disponíveis podem trabalhar através de comandos AT ou programação LUA.No POST anterior mencionamos ambos e informamos os links para os SDKs !

Vamos relembrar os links
Programação através de comandos AT direto do site da ESPRESSIF SYSTENs
http://bbs.espressif.com/viewtopic.php?f=5&t=481
Programação através da linguagem LUA no site:
https://github.com/nodemcu/nodemcu-firmware

Para que o blog e os POSTs seja mais atrativos e didáticos vamos primeiro vamos abordar os métodos de gravação de firmware  na memoria FLASH mencionada no POST ESP8266-2 !

Precisaremos de um conjunto de "tools" ferramentas de software para fazer isso, e tudo esta disponível aos montes na internet, vamos tentar passar a você a nossa experiencia, a qual  você fica livre para decidir o que é melhor do seu ponto de vista, conhecimento e necessidade.

Vamos lá !
Ferramentas "tools" para gravação de Firmware no ESP8266:

Opção 1 :
https://github.com/nodemcu/nodemcu-flasher   ( Figura 1 )

Figura 1

Opção 2:
https://developer.mbed.org/media/uploads/sschocke/esp_flasher.zip  ( Figura 2 )

Figura 2

Opção 3:

Figura 3

Como podemos perceber as opções são muitas ! Em particular usamos os programas descrito nas opções 1 e 2 mas você vai encontrar uma quantidade enorme de opções e devemos  escolher a que melhor se adapta ou a que fizer parte do SDK de desenvolvimento do seu firmware, porem todos são compatíveis entre si ! No link da opção 3 ao você clicar no link você sera direcionado para um disco virtual para fazer download do programa e o mesmo também disponibiliza um firmware padrão.
Vimos rapidamente as ferramentas para atualização de firmware dando três(3) opções de muitas ! Agora vamos tratar dos programas ( ferramentas ) para trabalhar no modo "programação" onde iremos programar o ESP8266 seja através de comandos AT ou comandos da linguagem de programação LUA.
Vamos iniciar com os programas para o trabalho em moto AT. Lembre-se que estamos descrevendo o que utilizamos em nosso dia a dia de trabalho, pesquisa e desenvolvimento, não é uma regra que você tem que seguir já que varias opções são dadas.

Programas para comando em modo AT.

A principio podemos utilizar qualquer programa de acesso a porta serial como um simples terminal de gerenciamento de portas serial como o TERMINAL V1xx https://sites.google.com/site/terminalbpp/ role a tela ate a opção DOWNLOADS & LINKS a tela do programa depois de instalado pode ser vista na figura 4.


Figura 4

O programa mostrado na figura4 é um monitor de porta serial RS232 portanto é de uso geral o qual vai permitir que você utilize o mesmo com o ESP8266 porem não existe a pre-definição de comando já prontos como os que iremos mostrar logo a seguir. Lembre-se que estamos dando opções de trabalho e cada um deve escolher o que mais lhe convêm. 
No próximo link vamos conhecer o ESP8266 User Program VX.X by FxDev link para download aqui https://www.dropbox.com/s/bmvxpb4jxjljqu3/ESP8266%20User%20Program.rar?dl=0
A tela inicial do software apos a instalação esta na figura 5.

Figura 5

Dando sequencia e enchendo você de informações que ao final tudo irá fazer sentido o próximo link é do software AppStack ESP8266 Config V 1.x.x.x https://github.com/AppStackCC/ESP8266-Config a tela do software apos a instalação esta mostrada na figura 6

Figura 6

Para finalizar este POST e não deixar ele muito longo vamos terminar por aqui !
Vale lembrar que em todos os casos mostrados as ferramentas de comando para modo AT as configurações a serem feitas é somente referente as portas COMx e o BAUDRATE que varia de acordo com o firmware a ser instalado. Geralmente 9600bps ou 115000 bps.
Obviamente o assunto não se encerra e no próximo posto veremos os programas utilizados para programação na linguagem LUA e  uma pequena introdução aos comandos .












Um comentário: