sexta-feira, 10 de julho de 2015

ESP8266 IoT-2

ESP8266 módulos ESP-01, ESP-07, ESP-12

Em nosso primeiro POST não tivemos muita "emoção" pois nada de concreto vimos de verdade a não ser um pequeno relato do que era no passado rescende e do que temos pela frente em se tratando de IoT !
Vamos estudar os módulos ESP-01, ESP-07 e ESP-12 e suas características de uso, programação e implementação e as características dos ESP8266 a qual é comum para todos os módulos ESP-XX.
O ESP8266 tem um processador interno poderoso e quase nada sobre a arquitetura interna dele é divulgado obviamente a ESPRESSIF tenta se proteger comercialmente o que descrevemos abaixo são características retiradas de sites e blogs internacionais sobre a arquitetura intensa do ESP8266 e a mais interessante delas é que o mesmo possui como coração um processador IP XTENSA caso queira saber algo o link da XTENSA é este http://ip.cadence.com/ipportfolio/tensilica-ip/xtensa-customizable?CMP=pr012815_Espressif o qual foi desenvolvido com especificações da própria ESPRESSIF.
Por tanto temos uma "caixa secreta" o que na verdade os CHINESES não estão errados em proteger.

Sendo assim o ESP 8266 é:

- Um modulo com um único chip ou SYSTEM-On-Chip com protocolo WiFi embarcado
- Pinos GPIO, barramentos I2C, SPI, UART, entrada ADC, e saidas PWM
- CPU rodando a 80Mhz e ate a 160Mhz
- Processador com arquitetura RISC de 32Bits
- Capacidade de memoria de 32Kbytes de RAM para instruções ( programação )
- Capacidade de memoria RAM de dados de 96K.
- Capacidade de memoria ROM de "boot" de 64Kbyts

- Interfaceamento com memoria FLASH adicional de 512K ( W25Q40BVNIG )

Na figura abaixo visualizamos o diagrama básico dos módulos com base no ESP8266, todos os módulos segue praticamente o mesmo diagrama eletrônico, lembrando que a alimentação do modulo e os pinos GPIO trabalha com tensão de 3.3V.



Vamos descrever a pinagem do modulo ESP-07 e ESP-12 os quais são idênticos sendo que a unica diferença entre eles é que o modulo ESP-07 possui conector para antena Externa veja figura ESP-07.


ESP-07 conector de antena Externa
O modulo ESP-12 é totalmente compatível a pinagem porem não possui conector de antena externa.

ESP-12 com antena na própria PCI
Sendo assim em uma mesma aplicação podemos utilizar tanto o modulo ESP-07 como o ESP-07 sem alterações de layput de PCI para os casos que uma antena externa for necessário.
Pinagem dos modulos ESP-07 e ESP-12

Pinos ESP-07 e ESP-12

Lembrando que qualquer pino GPIOx pode ser configurado como uma entrada ou saída, esses detalhes veremos nos próximos POSTs. Chegou a hora de darmos uma olhada no modulo ESP-01 o primogênito da família. O ESP-01 é diferente fisicamente dos módulos ESP-07 e ESP-12 como podemos observar na figura abaixo.
ESP-01
Na próxima figura visualizamos a descrição dos pinos do ESP-01



Pinagem do ESP-01



Obviamente a diferença na pinagem do ESP-01 e ESP12 e 07 são visíveis a principal delas é a quantidade limitada de portas GPIO que no caso do ESP-01 temos somente duas GPIO0 e GPIO2 e nos modelos ESP-07/12 a quantidade de portas GPIO disponível é de nove(9).

Os  pinos RX/TX, VCC, GND RESET e CH_PD estão disponíveis em todas as versões.

No próximo POST vamos estudar cada pino disponível nos módulos para posteriormente entramos em detalhes de como programar os módulos bem como o firmware e os aplicativos para desenvolvimento dos módulos.

OBS: " Relaxe ! Inteligencia não existe é somente você que não leu ou se dedicou o suficiente, ainda dá tempo de ser "inteligente" !

Clovis Magoga Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário