Olá a todos !!
Inaugurando nosso blog nossa primeira postagem vai tratar do mais novo e revolucionário microcontrolador do momento se formos levar em consideração o custo e a facilidade de implementação de dispositivos IoT.
Lembre-se caso você não goste de LER, vai ser uma pena pois você não vai aprender !!!!
IoT ou INTERNET DAS COISAS. A algum tempo atrás a maior dificuldade em implementar dispositivos facilmente conectáveis a rede local/internet/intranet era a dificuldade na implementação dos protocolos TCP/IP a qual o desenvolvedor precisava em alto conhecimento sobre o protocolo TCP/IP e suas camadas de implementação.
A dificuldade era considerável pois todo o protocolo de comunicação deveria ser implementado no CHIP obviamente com tecnologia EMBARCADA onde cada fabricante de CHIPs Microcontroladores desenvolveu o seu modelo com suas características em especifico.
Não vamos entrar aqui no mérito da questão do que cada fabricante desenvolveu e o que cada um tinha de bom ou ruim, vamos focar em alguns exemplos para não perder o "FOCO" do nosso objetivo.
Vamos relatar rapidamente nossa experiencia com base em nossas pesquisas que se fixou no Microcontrolador da MICROCHIP o modelo PIC18F87J60 http://www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?product=PIC18F87J60e posteriormente o ENC28J60 http://www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?dDocName=en022889 ambos os modelos de microcontrolador possuía um alto custo de desenvolvimento tanto de hardware como software ( firmware ), fazendo com que as aplicações e produtos se torna-se inviável comercialmente para pequenas quantidades e para empresas de pequeno porte.
Obviamente que para grandes empresas esses detalhes não são reais porem afeta o tempo final do projeto de um determinado produto.
Então estávamos a espera de uma possivel solução e pensamos que seria a LUZ no fim do túnel quando passamos a desenvolver usando os módulos TCP/IP HLK-RM04 http://wiki.openwrt.org/toh/hilink/hlk-rm04 o qual já possuía toda a tecnologia TCP/IP embarcada e "prontinha para uso", obviamente se podemos encontrar atalhos para reduzir o custo de desenvolvimento é obvio devemos usar. E o modulo HLK-RM04 foi essa luz no fim do túnel o qual passamos a estudar e efetuar testes em produtos em desenvolvimento, porem tropeçamos na triste realidade do custo do modulo.
Apesar da facilidade de implementação tínhamos e temos que nos preocupar com o custo, pois devemos pensar em produto o mais simples possivel de custo baixo.
Então o modulo HLK-RM04 apesar de ser eficiente nos deixou com um custo elevado e nossos projetos voltados para IoT fatalmente voltou para a gaveta.
A cerca de 15 meses atras tivemos nosso primeiro contato com o que seria não a luz no fim do túnel mas aparentemente a outra extremidade do túnel. E tomamos conhecimento do NOVÍSSIMO ESP8266 um microcontrolador lançado pela ESPRESSIF SYSTEMS http://espressif.com/ não deixe de visitar o site é a fonte de informação mais solida que você pode obter.
Então foi quase uma festa pois o pequeno CHIP alem de possuir tudo o que o ENC28J60, HLK-RM04 e o PIC18F87J60 tinha e tem de bom o ESP8266 tem o custo que é bem em conta.
Sim é claro que nada nessa vida é mil maravilhas pois os modelos PIC, ENC e HLK possui uma característica que o ESP8266 não possui que é a possibilidade da implementação de dispositivos IoT cabeados. Ou seja a interface para cabo par trançado não é disponível.
Porem dispositivos IoT precisa ter acesso a rede via rede de radio obviamente utilizando o padrão 802.11b/g/n que é padrão do sinal WiFi !!
E isso o ESP8266 faz e faz muito bem por valores inferiores a U$ 10,00 então é uma solução real para a implementação de dispositivos IoT.
Apos uma pequena explanação do que tínhamos no mercado e o que passamos a ter a partir do ano de 2014.
Então vamos entrar no mérito do produto ESP8266.
Sou do ponto de vista de que uma das coisas mais chatas que tem é um um site ou blog que simplesmente copia algo de alguém efetua uma tradução chula mas o conteúdo esclarecedor fica a desejar.
Nosso objetivo é mostrar e informar e abrir caminho para aqueles que deseja aprender porem estamos tentando dar a "VARA" o "PEIXE" você que vai ter que pescar. Estamos entendidos ?
Apos uma pequena explanação do que tínhamos no mercado e o que passamos a ter a partir do ano de 2014.
Então vamos entrar no mérito do produto ESP8266.
Sou do ponto de vista de que uma das coisas mais chatas que tem é um um site ou blog que simplesmente copia algo de alguém efetua uma tradução chula mas o conteúdo esclarecedor fica a desejar.
Nosso objetivo é mostrar e informar e abrir caminho para aqueles que deseja aprender porem estamos tentando dar a "VARA" o "PEIXE" você que vai ter que pescar. Estamos entendidos ?
Com o lançamento do ESP8266 pela ESPRESSIF SYSTEMS http://espressif.com/ foi lançado também uma serie de "variantes" de módulos completos para implementação de dispositivos IoT.
Esses módulos foi implementados utilizando sempre como base o ESP8266 porem com características diferentes. Os módulos mais conhecidos ate o momento são os módulos :
ESP-01, ESP-02,ESP-03,ESP-04,ESP-05,ESP-06,ESP-07, ESP-08,ESP-09,ESP-10,ESP-11,ESP-12. Veja este link http://www.esp8266.com/viewtopic.php?p=22387 ou a foto logo abaixo.
O que cada um dos módulos informados tem em comum são características relacionadas a quantidade de portas GPIOs disponíveis, o consumo, antena interna ou modulo com saída para antena externa, sendo assim cada um dos módulos tem uma aplicação especifica onde você não desperdiça portas, caso não precise, caso precise de um dispositivo de baixo consumo onde seja imprescindível a redução de consumo de energia, caso precise de mais potencia ou menos potencia e assim por diante.
Em nosso blog iremos dar enfase em três modelos sendo o modelo ESP-01, ESP-07 e o ESP-12 e o ESP-12E.
Vamos finalizar este primeiro POST aqui !! Na sequencia vamos começar a aprofundar nos módulos já citados !
OBS: " Lembre-se INTELIGENCIA é Relativo a quantidade de dedicação e paixão que cada um tem por um determinado assunto "
Clovis Magoga Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário